fbpx

A visão depois dos 40 – Saiba como cuidar da “VISTA CANSADA”

O que acontece com a visão das pessoas após os 40 anos? Saiba quais são os principais avanços no tratamento da PRESBIOPIA, a popular “VISTA CANSADA”.

Se você tem mais de 40 anos, provavelmente já começou a sentir os efeitos da famosa “VISTA CANSADA”. Está ficando mais difícil ler um livro, jornal ou revista, não é mesmo? As telas do computador e do celular, então, são um grande desafio. Até retocar a maquiagem ou fazer a barba têm sido tarefas complicadas. Esses são os sintomas da chamada Presbiopia, que começa a surgir a partir dos 40 anos de idade e se caracteriza pela dificuldade em focalizar objetos mais próximos, especialmente com pouca luz.

A oftalmologista Dra. Tatiana Arraes, afirma que a partir dos 40 anos todos nós passamos a ter dificuldade de enxergar de perto por causa da presbiopia ou vista cansada. “A diminuição da visão de perto é causada pelo envelhecimento do cristalino – lente interna do olho – que perde a flexibilidade para focalizar automaticamente as imagens em diferentes distâncias”, explica.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito por meio de exame de refratometria, que verifica a acuidade visual do paciente e o poder refrativo do sistema ocular. Dessa forma, é importante ficar atento aos sintomas das alterações na visão e buscar a ajuda de um médico oftalmologista para obter acompanhamento logo após os primeiros sinais.

SINTOMAS DA VISTA CANSADA

Em geral, até os 40 anos a nossa capacidade de enxergar com facilidade para perto se mantêm, mas após essa idade há um desgaste progressivo, prejudicando a visão de perto e apresentando os sintomas que comentamos a seguir.

  • Dificuldade para ler;
  • Desconforto e ardor nos olhos;
  • Dores de cabeça após ler.

TRATAMENTO

A presbiopia não tem cura, no entanto, é possível corrigi-la e estabilizá-la com métodos que compensam a dificuldade em focalizar de perto. Entre eles estão as lentes de contato, os óculos de grau e as cirurgias, quando há catarata associada. Nesse sentido, com um diagnóstico precoce é possível fazer com que o problema não afete o estilo de vida. Normalmente, há a necessidade de aumentar o grau dos óculos, mas aos 65 anos o quadro costuma ficar estabilizado.

PREVENÇÃO

Como a presbiopia está ligada ao envelhecimento natural, não há como preveni-la ou evitá-la. Entretanto, alguns hábitos saudáveis podem ajudar a retardar o seu aparecimento, como:

  • Consultar um oftalmologista regularmente;
  • Evitar a utilização de aparelhos eletrônicos antes de dormir;
  • Fazer pausas a cada 50 minutos de uso do computador;
  • Ler com uma resolução de letras maior;
  • Passar mais tempo ao ar livre;
  • Piscar várias vezes seguidas quando estiver olhando para a tela, para ajudar na lubrificação ocular, evitando o ressecamento;
  • Realizar tarefas em ambientes bem iluminados;
  • Usar monitores que tenham recurso antirreflexo;
  • Utilizar óculos (com ou sem grau) para filtragem da luz azul.

Como vimos, a Vista Cansada é uma alteração que ocorre com o processo natural de envelhecimento. No entanto, ela também pode ser provocada pelo uso excessivo de aparelhos eletrônicos. Para que esse distúrbio não comprometa a qualidade de vida, é importante consultar um oftalmologista e observar alguns cuidados para preveni-lo, adotando hábitos saudáveis.

Se precisar, conte sempre com o HO Tocantins.