fbpx
  • Avenida Tocantins - 780, Centro, Araguaína - TO
  • Aberto de SEGUNDA a SEGUNDA

O maior Hospital de Olhos

da região Norte do País

Especialistas

em constante atualização

Melhor atendimento

profissionais de excelência
CALL CENTER HO : 63 3415-5600

Visão embaçada

Você já passou pela experiência de olhar para o lado e notar a vista embaçada? Esteve dentro de um ambiente fechado por algum tempo e a visão ficou estranha? Confira 6 causas comuns a seguir e busque auxílio médico.

Defeitos refrativos
Lembra da miopia, hipermetropia e do astigmatismo? As três condições deixam a visão turva. Não há uma convergência entre os raios de luz, causando assim dificuldade para enxergar de perto ou longe, ou ambos. A indicação é quase sempre lentes corretivas, por meio dos óculos de grau, lente de contato ou cirurgia. Portanto, é indicado avaliar o desenvolvimento ou avanço dessas doenças com o oftalmologista.

Catarata
Pacientes acometidos pela catarata apresentam visão turva ainda no estágio inicial da doença. O cristalino ganha um tipo de “névoa” que, com o tempo, vai ficando progressivamente branca, sendo necessária a troca da membrana por uma lente intraocular. O tratamento da catarata é cirúrgico, sendo indispensável para preservar a qualidade visual do paciente e contornar o avanço do quadro,

Glaucoma
O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível do mundo e possui como alarmante a sua característica silenciosa no início da doença. Uma vez que o paciente comece a apresentar um quadro de vista embaçada, deve-se observar outros sintomas em conjunto, tais como: dor de cabeça, pressão intracraniana e enjoo. Em todos os casos, a gravidade do caso ressalta a importância de realizar o check-up preventivo da sua visão periodicamente, de modo a tornar possível o diagnóstico precoce de doenças silenciosas, como o glaucoma.

Doenças da Retina
Graças à retina, podemos dizer que um círculo não é retângulo, dado que essa membrana é responsável pela formação das imagens e envio delas ao cérebro.
Se a retina não funciona bem, a visão embaça e aparecem manchas. Quanto mais cedo o médico for consultado, melhor para os olhos.

Problemas diversos de saúde
Nem sempre o embaçamento visual está associado a uma condição propriamente oftalmológica. Hipoglicemia, enxaqueca e doenças hormonais, estão entre as comorbidades que causam esse tipo de problema. Ao sinal de vista “turva”, portanto, marque um check-up da sua visão e, se necessário, inclua outros especialistas nesta avaliação em um check-up completo da sua saúde.

Maus hábitos
Há, também, outros fatores comportamentais que provocam alterações visuais. Dentre eles estão:

  • Ficar horas concentrado numa atividade, sem sequer olhar para o lado;
  • Contato excessivo com telas luminosas por um longo período sem descanso;
  • Hábito de esfregar ou coçar os olhos frequentemente;
  • Estresse excessivo;
  • Privação de sono.

Como prevenir?
Todo cuidado é pouco quando o assunto são os olhos. A prevenção não começa a partir dos primeiros sintomas, mas, sim, cultivando hábitos saudáveis que refletem diretamente na saúde ocular – principalmente daquelas pessoas que exigem bastante dos olhos nas atividades diárias.

Portanto, mantenha seu check-up ocular em dia e seus olhos sempre hidratados. Preserve o hábito de utilizar colírios indicados pelo seu oftalmologista. Descansar e manter os olhos úmidos, principalmente nessa época mais seca do ano, é também de extrema importância. Pisque com frequência e não abuse da iluminação em casa.

A vista embaçou, e agora?
Podemos concluir que os olhos avisam quando algo não vai bem. Por isso, caso esteja lidando com a visão embaçada, agente uma consulta oftalmológica e busque um diagnóstico médico da sua saúde ocular.

 

Se precisar, conte sempre com o HO Tocantins.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*