fbpx

Um olhar no Outubro Rosa: Câncer de Mama também pode causar metástases oculares

O cuidado com a saúde deve ser uma constante! Acreditando nisso, o Hospital de Olhos do Tocantins apoia a campanha OUTUBRO ROSA, um movimento internacional de conscientização sobre o Câncer de Mama, tumor maligno mais comum na mulher.

O que poucos sabem é que essa enfermidade pode causar metástases oculares e são, portanto, de grande importância para os oftalmologistas, sobretudo considerando que o câncer de mama corresponde à cerca de 75% das causas de metástases oculares em mulheres, podendo acometer um ou ambos os olhos.

“Na metástase, as células cancerígenas chegam aos olhos por meio da corrente sanguínea provenientes de um tumor maligno pré-existente. Dentre as causas mais comuns se destacam o câncer de mama, pulmão, pele (melanoma), próstata dentre outros”, explica Dra. Tatiana Arraes, oftalmologista do HO Tocantins.

A médica alerta sobre atenção especial aos sintomas oculares nestes pacientes, pois na maioria das vezes os mesmos são discretos, o que leva ao diagnóstico em estágios mais tardios, diminuindo as possibilidades de tratamento.

Embora possa atingir diversas partes dos olhos, as metástases são mais frequentes na parte posterior do olho, sendo fundamental a avaliação do fundo de olho no mapeamento de retina. O diagnóstico é clínico e conta com a ajuda de exames de ultrassonografia ocular, também utilizados para acompanhar a evolução das metástases.

“Alguns casos acabam sendo diagnosticados ao acaso durante um exame oftalmológico de rotina, ocasião em que se deve investigar a origem primária do tumor para que possa haver o tratamento adequado”, acrescenta. A decisão do tratamento deve ser tomada por uma equipe multidisciplinar (oftalmologista / oncologista) e depende da localização e tamanho do tumor, bem como do estado geral do paciente.

“Deve-se ressaltar a importância da realização de exames de rotina, como a mamografia e o exame de fundo de olho, que possibilitam o diagnóstico de algumas doenças, inclusive o câncer, onde o tratamento precoce é fundamental para aumentar os índices de cura e diminuir eventuais sequelas”, finaliza Dra. Tatiana Arraes.

Neste outro artigo, Dra. Flávia Fernandes fala sobre a importância de consultas regulares e cuidados básicos para manter a saúde dos olhos.

Conte sempre com o HO Tocantins.