A Ultrassonografia Ocular é um exame não invasivo e indolor que tem como objetivo analisar as estruturas internas e externas do olho, permitindo um diagnóstico mais preciso de diversas doenças oftalmológicas. Durante o procedimento, o paciente é deitado em uma maca e um gel é aplicado sob as pálpebras para que um aparelho transdutor possa deslizar pela região, emitindo ondas sonoras e capturando imagens detalhadas do olho.
O exame é indicado para casos de opacidade ocular, traumas, moscas volantes, tumores, descolamento de retina, processos inflamatórios, infecciosos e hemorrágicos. Também é muito utilizado em pré-operatórios de cirurgias como de catarata, glaucoma, transplante de córnea e retina.
Realizar a Ultrassonografia Ocular é fundamental para o diagnóstico precoce de doenças oculares e para o acompanhamento e avaliação de condições já existentes. Além disso, pode auxiliar na detecção de alterações oculares em pacientes com doenças sistêmicas, como diabetes e hipertensão arterial, que podem afetar a saúde ocular. Portanto, é importante que o paciente realize o exame conforme orientação médica, garantindo assim a saúde visual e prevenção de possíveis complicações.