A fotocoagulação é um procedimento oftalmológico que utiliza o laser de Argônio para tratar doenças oculares como a retinopatia diabética e o glaucoma neovascular. O laser emite um feixe de luz que é convertido em energia térmica, causando coagulação e formação de tecido de cicatrização para reduzir a formação de vasos sanguíneos anômalos na retina.
Existem dois tipos de fotocoagulação: a focal, que é indicada para tratar vasos sanguíneos específicos, e a panfotocoagulação, que é utilizada para tratar a retina inteira. O procedimento é realizado no consultório médico e dura poucos minutos, não sendo necessário estar em jejum.
O paciente precisa estar acompanhado, pois pode ter dificuldades para enxergar após o procedimento, devido à dilatação pupilar. É importante realizar o exame para prevenir ou tratar doenças oculares que podem levar à perda de visão. Por isso, é recomendado realizar exames regulares com um oftalmologista para detectar problemas precocemente e garantir um tratamento eficaz.