A tomografia de coerência óptica (OCT) é um exame não invasivo e indolor que utiliza a refletometria óptica da luz para obter imagens detalhadas e de alta resolução das estruturas oculares. O exame é fundamental no diagnóstico e acompanhamento de doenças como a retinopatia diabética, a degeneração macular relacionada à idade, o glaucoma e outras patologias oculares.
Durante o exame, a pupila do paciente é dilatada e as imagens do fundo do olho são captadas pelo aparelho OCT. O procedimento é simples, rápido e não requer contato com o olho do paciente. O OCT pode ser utilizado para visualizar camadas mais profundas dos olhos e obter imagens através de opacidade de meios como hemorragias vítreas, catarata e óleo de silicone.
O paciente deve ser informado sobre a importância do exame, sua simplicidade e eficácia no diagnóstico e acompanhamento de doenças oculares. É importante ressaltar que o exame pode identificar precocemente alterações oculares, possibilitando tratamentos mais eficazes e preservando a qualidade de visão do paciente.
OCT é um exame complementar, não invasivo, que utiliza a refletometria óptica da luz para obter imagens precisas e de alta resolução permitindo a avaliação de estruturas oculares. O exame é fundamental no diagnóstico e acompanhamento de doenças como a retinopatia diabética, a degeneração macular relacionada à idade, o glaucoma e outras patologias oculares.