O Teste de Visão de Cores, também conhecido como Teste de Daltonismo, é um exame utilizado para identificar alterações na percepção de cores. A percepção de cores é função dos receptores da retina (cones), que são sensíveis ao azul, verde ou vermelho. Várias doenças podem comprometer a percepção das cores, como o daltonismo, que é um defeito congênito.
O teste é realizado com a utilização de uma série de cartões coloridos, cada um contendo vários círculos feitos de cores ligeiramente diferentes das cores daqueles situados nas proximidades. Alguns círculos estão agrupados no meio do cartão de forma a exibir um número que somente será visível pelas pessoas que possuem visão normal. Ao todo, são exibidas 32 placas para identificação dos algarismos ocultos entre os círculos.
Esse teste é importante para identificar distúrbios visuais que possam prejudicar a qualidade de vida do paciente, como dificuldades em atividades que dependem da percepção de cores, como dirigir, trabalhar com gráficos e outras atividades que exijam diferenciação de cores. É indicado para pessoas que apresentem sintomas como dificuldade em distinguir cores, alterações na percepção de cores ou histórico familiar de distúrbios visuais.
É recomendado para pessoas que apresentem sintomas como dificuldade em distinguir cores, alterações na percepção de cores ou histórico familiar de distúrbios visuais. É um exame rápido e não invasivo, que pode ser realizado por oftalmologistas e outros profissionais de saúde especializados.