fbpx

Cuidados após a cirurgia de Catarata

A Catarata é uma condição que faz parte do processo natural de envelhecimento, mas também pode estar associada a outras doenças e se manifestar em pacientes mais jovens.

O único tratamento efetivo é cirúrgico, um procedimento cada vez mais seguro de ser realizado. No entanto, o sucesso da cirurgia não depende exclusivamente do médico cirurgião e necessita de cuidados pós-operatórios, de responsabilidade do paciente e que depende muitas vezes do envolvimento familiar. Segue alguns cuidados para garantir uma recuperação mais tranquila no pós-operatório da cirurgia de Catarata:

  1. Usar os colírios corretamente

Os colírios antibióticos e anti-inflamatórios prescritos para o olho operado devem ser aplicados nos horários indicados e pelo tempo determinado pelo médico para evitar infecção e inflamação, pois isso comprometeria o sucesso da cirurgia, principalmente nos primeiros dias.

  1. Evitar esforço físico e piscinas

O repouso pós-operatório é fundamental. O paciente deve evitar levantar e abaixar a cabeça bruscamente, além de afastar-se de atividades físicas (esportes e academia) para prevenir traumas, alterações da pressão intraocular e diminuir riscos de contaminação. Atividades na água também devem ser suspensas por aumentar o risco de infecção.

  1. Usar adequadamente o protetor ocular

O protetor ocular pode ser um grande aliado em algumas situações do dia a dia como na hora de dormir para evitar que o paciente coce ou leve a mão no olho durante o sono.

  1. Usar óculos de proteção durante o dia

O uso de óculos protege o olho de substâncias irritantes (sujeira, poeira e vento).

  1. Evitar dormir do lado do olho operado

Esse cuidado é essencial para evitar pressão sobre o olho operado, além de proteger do contato direto com o travesseiro e possíveis microrganismos.

  1. Fazer boa higienização das mãos

As mãos podem ser uma grande fonte de transmissão de microrganismos aumentando o risco de infecção no pós-operatório. Portanto, é extremamente importante a higienização das mãos antes de pingar os colírios e ao fazer a limpeza da região dos olhos.

  1. Comparecer aos retornos pós-operatórios

O retorno é importante no reconhecimento de qualquer condição que ameace o sucesso da cirurgia e possibilita a abordagem rápida de qualquer intercorrência. Além disso, apenas o médico cirurgião pode dar alta ao paciente que realizou a cirurgia.

Seguindo essas recomendações, a recuperação total se torna mais rápida e efetiva, levando em média 45 dias. Se houver indicação de cirurgia de Catarata para ambos os olhos, recomenda-se esperar por até duas semanas, para então realizar o procedimento no segundo olho.

Se precisar, conte sempre com o HO Tocantins.